A necessidade da evangelização

A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.

Por Amadeu Leandro
Categoria: Reflexões

E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara

Mateus 9.36-38

Ninguém melhor do que Jesus para entender de métodos evangelísticos. Percebemos pela leitura dessa passagem do evangelho de Mateus como Jesus nutria uma profunda compaixão pelas pessoas perdidas. São pessoas sem pastores que cuidem delas. O problema enfatizado por Jesus é que a quantidade de pessoas que vão para o hades (inferno) é grande. Embora o texto não diga claramente isso, mas é o que está implicado quando Jesus disse: “A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros”. Isto é, a oferta de obreiros (evangelistas) é muito pequena quando comparado à demanda de homens perdidos e pecadores. Cada vida que morre sem Cristo o destino delas é o inferno. Devemos ensinar isso por mais duro que seja ao nosso mundo contemporâneo que pensam apenas em um “Deus de amor”, mas esquecem de um “Deus santo” que julga e condena o homem sem Cristo.

O que devemos fazer então? Além de termos que cumprir o mandado do Ide (cf. Mt 28.19-20), Jesus disse que deveríamos orar para que Deus levante obreiros para pregarem o evangelho. Assim, coloquemos na nossa agenda diária de oração: “Senhor, levante homens e mulheres que divulguem o teu evangelho”. Não nos esqueçamos que a oração tem poder. Principalmente quando ela está em consonância com a vontade de Deus. Como é da vontade de Deus que oremos para que surjam mais evangelistas, então certamente essa oração terá resultado a curto ou longo prazo. Deus sempre cumpre o que Ele promete.

Que o mundo precisa urgentemente de mais semeadores do evangelho basta dar uma olhadinha ao teu redor. Vez por outra me vejo pensando nisto: quando penso naquelas pessoas dentro de um shopping sempre imagino: “a maioria dessas pessoas não tem compromisso com Deus. Estão perdidas em seus delitos e pecados”. Isso é muito sério. Deus se preocupa com a salvação delas. E um dos meios mais eficazes de alcançá-las é através da divulgação do evangelho. Por essa razão que o apóstolo Paulo disse: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” (Rm 10.13-15 itálicos meus). Com efeito, se por um lado essas pessoas perdidas precisam de ouvirem o evangelho da boca de obreiros, por outro Deus quer ouvir você clamando a Ele para que isso venha a se efetivar.

Que essa verdade venha a ser posta em prática em nossas orações diante de Deus. 

Referências

¹ Soli Deo gloria (a glória somente a Deus).

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.