Lance sobre Ele a sua ansiedade

Pois Ele tem cuidado de você!

Por Arlan Dantas
Categoria: Devocionais

Há alguns dias postei um texto aqui sobre o trecho final do capítulo 6 do evangelho escrito por Mateus e... Sim! Farei isso de novo (risos).

Quem convive mais próximo a mim sabe o carinho que tenho desenvolvido por esse texto e pela sua mensagem, afinal, tenho vivido isso em minha vida ultimamente: depender totalmente de Deus e ver palpavelmente o Seu cuidado!

Antes de começar o assunto mesmo só quero fazer uma rápida observação: eu não subestimo as doenças psicológicas e psiquiátricas, pelo contrário, se você está fazendo um acompanhamento com um profissional dessa área, continue e conte com essa ajuda sim! Creio sim que a ciência da saúde mental foi sim concedida por Deus como uma benção para nós!

E tendo isso tudo em mente, tenho observado o comportamento doa cristãos nos dias de hoje, já percebeu como temos nos preocupado com as nossas vidas e como não temos confiado no cuidado dEle por nós? Tá demais, meu irmão!

As pessoas só faltam se descabelar pensando na vida, pensando nas coisas daqui! É claro que devemos sim ser responsáveis pelas nossas vidas, correr atrás dos nossos sonhos e tudo mais, mas devemos sempre ter uma coisa em mente:

Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

Mateus: 6. 27

Algumas Traduções mais modernas usam o termo "um dia de vida à sua existência" no final do versículo.

E é isso que quero trazer pra gente pensar hoje: qual o motivo de estarmos tão ansiosos?

Mais uma vez reafirmo que não estou "desmerecendo" os problemas psicológicos. Já tive a infelicidade de estar ao lado de uma pessoa tendo uma crise de ansiedade e, sinceramente, nem para quem está vendo é algo agradável! Mas devemos ter consciência que essas palavras têm entrado se tornado uma "moda" (entendam o que estou dizendo) nos nossos dias a ponto de muitas pessoas se esquecerem do Deus que tem e se justificarem correndo atrás de profissionais humanos antes mesmo de buscar o médico dos médicos!

Creio que o que Jesus questionou nesse versículo aí foi, justamente isso: você tem se preocupado tanto! Mas mesmo com toda essa preocupação, o que você vai poder mudar sem que Deus esteja ao seu lado?

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

1 Pedro 5:6-7

Outro texto que também me chama bastante a atenção é esse de autoria de Pedro nas considerações finais da sua primeira epístola, onde ele orienta claramente a se humilhar diante de Deus e deixar nEle a nossa ansiedade para que no momento certo Ele nos exalte, tendo sempre em mente o cuidado dEle por nós!

Talvez esse assunto pareça tão óbvio para algumas pessoas, mas devo reconhecer que não, nem sempre temos claramente isso em nossos corações!

E o que tenho a te passar hoje é que você evite estar em algum dos extremos, não se deixe preocupar a ponto de perder o controle da situação (e se pensa que já perdeu, converse com Ele! Pode ter certeza de que Ele quer sim te ajudar e acalmar o teu coração!), mas também não se dê o luxo de deixar de lado aquilo que é sua responsabilidade afirmando que Deus há de cuidar de tudo, Ele há de cuidar sim (já tem cuidado, na verdade), mas você também é responsável pelos seus atos.

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.