Acreditar que Deus existe é o suficiente!?

Mas os demônios também acreditam!

Por Arlan Dantas
Categoria: Reflexões

O que escrevi no subtítulo desse texto pode parecer, de certa forma, sarcástico ou uma brincadeira, mas, na verdade, isso é um fato e que me faz parar pra pensar sempre que leio Tiago 2:19.

Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem — e tremem!

Tiago 2:19

Esse trecho está dentro de um texto em que o autor de uma carta (o próprio Tiago) trata sobre as pessoas que dizem ter fé e não levam isso para a prática em suas vidas. Mas hoje eu quero pegar esse trecho escrito por Tiago e trazer mais pra nossa realidade hoje no Brasil.

No nosso país, temos a grande maioria das pessoas se dizendo cristãs. Muitas delas dizem que "não são praticantes" ou que "não vão à igreja" e coisas do tipo... mas grande parte da população brasileira, ao ser questionada sobre Deus dizem: "eu acredito que Ele existe!" E isso se aplica exatamente ao que Tiago disse aos leitores da sua carta: "Legal que você acredita que Ele existe! Os demônios também acreditam (e se acabam de medo por causa disso)!" (paráfrase minha).

Geralmente, essas pessoas que falam que acreditam em Deus, já sabem que existe um Deus, que Jesus viveu em Israel e, inocente, apanhou muito antes de morrer, que existe um céu, um inferno... Muitos não se "garantem" com relação a essas coisas (dizem não ter plena certeza sobre isso), mas falam que acreditam em Deus e que acreditam que Ele pode dá-los uma vida melhor.

Talvez você seja uma dessas pessoas... Se sim, você é o principal motivo para eu escrever esse texto hoje! Eu quero te explicar que sim, existe um Deus que é Todo-Poderoso (pode fazer qualquer coisa), que está em todos lugares ao mesmo tempo (onipresente), que existe desde sempre e vai existir para sempre, que criou todas as coisas, que ama a cada uma das suas criaturas e que, além de ser algo muito complexo para entendermos, escolheu explicar algumas coisas sobre Si mesmo para nós ao longo da história!

Creio que uma das mais importantes destas explicações que Deus deu a nós foi esta expressa pelo apóstolo Paulo em uma das cartas que escreveu e que está relatada na Bíblia cristã:

Pois dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém.

Romanos 12:36

Isso significa que Deus deveria ser real foco do universo e também das nossas vidas! A gente não tê-lo nesse papel em nossas vidas não quer dizer que Ele não tenha poder ou tenha "falhado" no próprio projeto. Na verdade, isso significa que estamos distantes demais dEle! Deus fez nós, humanos, como seres racionais e inteligentes e desde o início da história nos chama amorosamente pra mais perto dEle de inúmeras formas. O problema é que nós, enquanto seres racionais, tomamos decisões e temos atitudes que, por diversas vezes, não são de acordo com Seus valores (chamamos essas atitudes de "pecado") e isso impede a nossa relação harmoniosa com Ele.

Ao primeiro homem que criou (Adão), Deus deu uma orientação e disse que, caso esta fosse desobedecida, ele morreria. Ou seja: ao pecar, o homem é merecedor da morte [eterna]. Esta foi a primeira vez que Ele falou de seus valores à humanidade e, conforme o tempo foi passando e a história avançando, Deus foi se revelando mais aos homens e dando orientações de qual é a conduta perfeita que Ele exige para termos uma relação completa com Ele.

O problema é que essa dificuldade no nosso relacionamento com Deus só aumenta cada vez mais conforme tentamos resolvê-lo por nós mesmos! Pois, por mais que a gente consiga obedecer algumas coisas que Ele nos orientou, sempre vamos desobedecer alguma das outras orientações e, por causa dessa desobediência, continuamos sendo culpados de morte. Sim, nobre amigo! A exigência de Deus é plena!

Mas, como disse, Deus ama a cada uma de Suas criaturas e não está satisfeito com essa separação entre Ele e nós. Por isso Ele providenciou uma forma de resolver esse problema! O próprio Deus veio à terra como um ser humano, viveu de uma forma exemplar, obedecendo a absolutamente todos os Seus próprios ensinamentos e se entregou para morrer e ter sobre Si a culpa dos pecados de quem crê que Ele fez isso mas ressuscitou ao terceiro dia! E isso não é uma coincidência! Essa é a história de Jesus! É isso o que explica Ele ter nascido de uma mulher virgem: foi o próprio Deus quem engravidou Maria, mãe de Jesus, sem a necessidade que ela tivesse relações sexuais com um homem.

E é exatamente a este ponto da conversa que eu queria chegar: além de boa parte dos brasileiros saberem que existe um Deus que Forte, Poderoso, Eterno... poucos de nós têm essa real compreensão da separação que temos dEle por não reconhecermos as nossas falhas e dependência dEle! Mas é o que acabei de explicar: Deus já providenciou a solução para esta separação, basta você crer não só que Deus existe ou que Jesus foi um homem bom que sofreu sem merecer, mas sim que Deus é soberano, que és totalmente dependente dEle e que Jesus é o Cristo, quem pagou o preço dos teus pecados, tirou de você a culpa desses pecados e te permite ter um relacionamento pleno com Deus!

Além da situação da "crença parcial", temos também no Brasil um grande número de pessoas que já faz parte de uma comunidade cristã (seja ela qual for), já ouviu por diversas vezes que Jesus morreu em seu lugar e várias outras coisas sobre isso... mas ainda não teve um relacionamento firme com Deus ou então já teve um relacionamento muito bom com Deus mas por diversos motivos se afastou dEle... Se você é uma dessas pessoas, eu quero, mais uma vez, te convidar a ter esse relacionamento com Deus! Não estou te convidando, necessariamente, a fazer parte de uma igreja ou algo do tipo... Na verdade, quero te incentivar a ir atrás de Deus para solucionar esse problema do pecado! Não importa o que você fez até aqui!

Aqui no Verbus mesmo já publicamos um texto falando que quando terminar a nossa vida aqui na terra e formos viver com Deus, vamos conviver com pessoas que foram assassinas, estupradores ou que tenham feito coisas até mais assustadoras que essas! Pois não importa o que você fez até aqui, mas importa que você reconheça que está distante de Deus, que suas atitudes têm provocado essa distância e que a única forma de solucionar isso é reconhecendo que Cristo é a solução disso tudo!

Caso você concorde com tudo isso, nós do Verbus nos disponibilizamos a te ajudar nessa mudança na tua vida! Você pode entrar em contato com a gente pelo Facebook do Portal (https://www.facebook.com/portalverbus/) ou mesmo pelo meu perfil pessoal (https://www.facebook.com/ArlanDantass). Será uma honra pra nós poder te ajudar a compreender e conhecer melhor esse Deus tão bom que ouvimos falar por tanto tempo!

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.