Completando a boa obra

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Por Arlan Dantas
Categoria: Reflexões

Ao longo desta última semana, tive a honra de compartilhar a leitura e as compreensões obtidas da carta de Paulo e Timóteo aos irmão da igreja em Filipos. Uma atividade simples, que fizemos utilizando um grupo no Whatsapp mas que nos proporcionou a melhor compreensão de alguns textos que talvez passassem despercebidos ou até mesmo mal compreendidos desta carta.

E ontem, após finalizar a leitura com eles, tive a oportunidade de ver o comentário feito pelo Lisânias Moura em um livro¹ sobre o texto de Filipenses 1:6. E, unindo essas duas fontes de informações, quero compartilhar um pouco do que compreendi desse texto com vocês.

Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês.
Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria
por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora.
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus.

Filipenses 1:3-7

Como dá pra perceber, esses versículos estão logo no início da carta, no início do primeiro capítulo, mas ela trata de um assunto que Paulo chamará a atenção do povo ao longo de toda a carta: a cooperação entre os irmãos daquela comunidade (1:27-30; 2:2; 2:14-16).

Se a gente olhar nos versículos 2 e 3 do capítulo 4, entenderemos o motivo de Paulo falar desse assunto: tem Duas irmãs, Evódia e Síntique, que estão se desentendendo naquela igreja. Estas irmãs já foram de grande ajuda no início do trabalho de Paulo com os Filipenses, mas agora estão em "desarmonia".

Paulo está preso (1:7) e os irmãos de Filipos sempre cooperaram com o seu trabalho e o crescimento do evangelho (1:5; 4:10), mas ainda enfrentam essa dificuldade com as "picuinhas" dentro do próprio grupo, pessoas que estão fazendo as coisas "para aparecer" ou "ser mais que o outro" (2:14). E é diante desse contexto que Paulo fala que "[...] aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus" (1:6).

A gente percebe aqui que Paulo não está falando de um pedido que os filipenses fizeram e isso está pra se realizar... Paulo não está falando de um sonho que eles tinham e que Deus há de atender... Antes, ele está falando que a obra que Deus está operando dentro daquele povo, de união, de cooperação entre aqueles irmãos, há de ser completa até o "dia de Cristo"!

Paulo poderia muito bem começar essa carta dando um carão nos filipenses (principalmente nas próprias Evódia e Síntique), mas não, ele começa falando que tem a esperança de que foi Deus quem começou aquela transformação e é o Próprio quem vai concluí-la!

Eu achei interessante trazer essa reflexão aqui pra fazer a gente parar e pensar um pouco em como tem sido a nossa vida... Sabemos que todos nós, quando chegamos a Cristo estamos vivendo vários conflitos e, após iniciarmos a nossa vida ao lado dEle, esses conflitos aumentam mais ainda, pois passamos a lutar contra os desejos da nossa carne para vivermos uma vida seguindo o padrão que o próprio Deus estabeleceu pra nós! Inicia-se aí a luta entre a carne e o Espírito!

Ao vivermos nesse novo estilo de vida, muitos de nós enfretam muitas dificuldades, cada um em uma área específica, mas todos enfrentamos! No livro que citei do Lisânias¹, por exemplo, ele está tratando sobre uma área específica da sexualidade, talvez você não tenha tanto problema assim com essa área de sua vida, mas pode ser que a sua luta diária seja contra a mentira, contra a fofoca... Cada um de nós sabemos contra o que temos lutado! E a mensagem que quero "copiar" de Paulo e deixar para a gente refletir hoje é: "Aquele que começou a boa obra em nós, há de completá-la até o dia de Cristo"!

Eu não estou dizendo para você deixar de lutar contra esse seu pecado e dizer que "Deus irá resolver sozinho!", mas quero te trazer uma mensagem de esperança que, por mais que esteja sendo difícil, quem te chamou para essa vida separada, quem te chamou para essa mudança, foi o próprio Deus e Ele há de completar essa mudança em você! Ele há de te dar forças para continuar essa caminhada e essa mudança! Não ache que não tem mais forças para lutar contra isso! Não deixe que isso se torne um "pecado de estimação"! Ele quem iniciou essa mudança em você e é Ele quem há de te transformar e te dar forças!

Referências

¹ Em: Cristão Homoafetivo?: um olhar amoroso à luz da Bíblia. 1 ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2017. na página 175.

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.