"Sou feliz com Jesus"? Como assim?

Como Jesus pode te fazer feliz mesmo em meio aos conflitos da vida?

Por Arlan Dantas
Categoria: Reflexões

Se você tem alguma vivência no meio "evangélico" no Brasil, certamente pegou a referência do título, já ouviu essa música e talvez até conheça a história dela, mas se não conhece, vou colocar aqui um trecho dela e tentar resumir sua história rapidamente:

Se paz a mais doce me deres gozar,
se dor a mais forte sofrer;
Ó seja o que for Tu me fazes saber,
Que feliz com Jesus sempre sou!

Sou feliz, com Jesus,
sou feliz com Jesus meu Senhor!

[...]

A vinda eu anseio do meu Salvador,
em breve virá me levar;
Ao céu onde vou para sempre morar,
Com remidos na luz do Senhor!

398 - Sou Feliz - Cantor Cristão

Para ver a letra completa da música: clique aqui.

Essa letra foi escrita por Horatio Gates Spafford após passar pelo local onde, semanas antes, aconteceu o acidente com o navio em que viajavam suas 4 filhas e sua esposa, sendo essa última a única sobrevivente entre as cinco.

Eu ainda não tenho filhos, mas pelo que já ouvi de vários pais e pelo que observo do carinho que tenho pelas pessoas que amo, imagino o quanto deve ser dolorido receber inesperadamente a notícia de que você perdeu uma dessas pessoas! Imagina perder 4 delas de uma só vez!?

Além disso, Horatio era um grande homem de negócios e, em 1971, pouco tempo antes desse acontecimento com suas filhas, viveu a experiência de ver boa parte dos seus negócios ruírem após um incêndio em Chicago.

Mesmo com tudo isso, a gente pode observar nos trechos que coloquei da música que Horatio começa falando sobre ser "feliz com Jesus" em meio a situações de "paz [...] doce" ou "dor [...] forte" (que certamente expressaria a situação que ele viveu) e acaba a música falando sobre estar ansioso pela volta de Jesus e sua morada no céu com os outros salvos.

Tem um termo na Bíblia que me faz associar muito a essa letra do Spafford que é "Alegria completa" (traduzia também como "gozo completo" ou "gozo pleno"). Essa expressão é atribuída a Jesus algumas vezes (João 15:11, João 16:24, João 17:13) e também é usada por João na sua primeira epístola (1 João 1:4). Esse termo me faz lembrar da música pela mensagem que ele passa e também pelo contexto em que geralmente está inserido.

Nas vezes que aparece nos capítulos 15 e 16 do evangelho escrito por João, esse termo está dentro de uma fala de Jesus aos seus discípulos explicando um pouco melhor a relação destes com Ele mesmo. Em Jo 15:11, Jesus tinha acabado de usar a analogia de uma árvore (videira) dizendo que Ele é esta árvore e que os que acreditam nEle são os ramos dela, e, depois de contar essa parábola, ele diz que está fazendo isso para que a alegria dos ouvintes seja completa. No capítulo 16, no v. 24, Ele está falando sobre a vinda do Espírito Santo, que é a forma como o próprio Deus habita no cristão, que faria estes pedirem as coisas a Deus em nome de Jesus e as receberem também para que tenham a alegria completa (isso de pedir "em nome de Jesus" merece um texto à parte, mas por enquanto quero só deixar claro que essa não é uma frase mágica, que realiza todos os pedidos que são feitos seguidos de um "em nome de Jesus, amém")¹.

No capítulo 17, v. 24, Jesus está orando, falando com o próprio Deus sobre os discípulos que Ele havia feito enquanto viveu na terra. Agora, Ele diz que falava a eles que ia "para junto de Deus" para que assim eles tivesse "gozo completo em si mesmos".

Por fim, a última referência, 1 João 1:4, é parte da introdução da primeira epístola (uma espécie de carta) escrita por João. Depois de falar nos versículos anteriores que havia convivido, visto, ouvido e tocado no próprio Cristo, João diz que estava escrevendo aquela carta para que a alegria deles fosse completa.

Pensando nessa leitura rápida desses 4 textos, você percebe o motivo de eu fazer a relação da expressão "alegria completa" com a letra escrita pelo Horatio? Em nenhum destes textos, está sendo falado sobre realizações materiais, profissionais, ou coisas assim... Nenhum do texto fala de "realizações terrenas". O texto de João 16:24 fala sobre o cristão fazer pedidos a Deus, mas, como eu disse, são pedidos feitos "em nome de Jesus", é como se na sua oração você estivesse fazendo, no lugar de Jesus, os pedidos que Ele mesmo faria (e pelo que Ele viveu e ensinou, duvido muito que as "realizações terrenas" fossem a motivação dos seus pedidos e da sua alegria).

Todos os textos, na verdade, mostram a felicidade completa tendo como origem o que a gente poderia chamar de "realizações eternas"! Jo 15:11, fala sobre o cristão estar "em Cristo", Jo 16:24 fala sobre fazer pedidos "em nome de Jesus", Jo 17:24 fala sobre a gente saber que Jesus ia pra perto de Deus e 1 Jo 1:4 fala que Jesus foi um verdadeiro homem que viveu aqui na terra (isso é o que possibilita a nossa salvação por meio da morte dEle).

Percebe que o "gozo completo" independe da situação que a pessoa vive mas apenas da compreensão que ela tem da sua relação com Deus e do amor dEle por ela? Se você entende qual o real sentido do Evangelho, mesmo que experimente "paz doce" ou "a dor mais forte", você vai poder falar que é "feliz com Jesus", pois vai saber que ter uma boa relação com Deus é tudo o que precisa! Ainda que passe por dificuldades extremas aqui na terra, a certeza da vida eterna de alegria e paz com Deus no céu, te faz se alegrar e sentir uma paz que enche o coração!

Talvez você se pergunte: "se a relação plena com Deus é tudo o que precisamos, o que Jesus tem a ver com isso?" E a resposta é: a encarnação, morte e ressurreição de Jesus é a única forma de termos uma boa relação com Deus! Se tem dificuldade de entender isso, recomendo a leitura desse texto: INTRODUÇÃO AO CRISTIANISMO. Se alguma dúvida continuar após a leitura, pode entrar em contato com a gente (clicando aqui), estamos aqui para te ajudar nisso!

Se você, mesmo já conhecendo a mensagem do Evangelho, ainda não consegue ter a alegria completa, ore a Deus sobre isso, peça que Ele te faça perceber que conhecer a Cristo é a única fonte da alegria completa! E procure orientações sobre isso, também nos disponibilizamos a te ajudar com isso!

Referências

¹ - Para uma explicação mais completa sobre o termo "em nome de Jesus", recomendo esse vídeo que me ajudou a entender um pouco melhor: https://www.youtube.com/watch?v=ZwJE1NtKrmQ

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.