"Sou feliz com Jesus"? Como assim?

Como Jesus pode te fazer feliz mesmo em meio aos conflitos da vida?

Se você tem alguma vivência no meio "evangélico" no Brasil, certamente pegou a referência do título, já ouviu essa música e talvez até conheça a história dela, mas se não conhece, vou colocar aqui um trecho dela e tentar resumir sua história rapidamente:

Se paz a mais doce me deres gozar,
se dor a mais forte sofrer;
Ó seja o que for Tu me fazes saber,
Que feliz com Jesus sempre sou!

Sou feliz, com Jesus,
sou feliz com Jesus meu Senhor!

[...]

A vinda eu anseio do meu Salvador,
em breve virá me levar;
Ao céu onde vou para sempre morar,
Com remidos na luz do Senhor!

398 - Sou Feliz - Cantor Cristão

Para ver a letra completa da música: clique aqui.

Essa letra foi escrita por Horatio Gates Spafford após passar pelo local onde, semanas antes, aconteceu o acidente com o navio em que viajavam suas 4 filhas e sua esposa, sendo essa última a única sobrevivente entre as cinco.

Eu ainda não tenho filhos, mas pelo que já ouvi de vários pais e pelo que observo do carinho que tenho pelas pessoas que amo, imagino o quanto deve ser dolorido receber inesperadamente a notícia de que você perdeu uma dessas pessoas! Imagina perder 4 delas de uma só vez!?

Além disso, Horatio era um grande homem de negócios e, em 1971, pouco tempo antes desse acontecimento com suas filhas, viveu a experiência de ver boa parte dos seus negócios ruírem após um incêndio em Chicago.

Mesmo com tudo isso, a gente pode observar nos trechos que coloquei da música que Horatio começa falando sobre ser "feliz com Jesus" em meio a situações de "paz [...] doce" ou "dor [...] forte" (que certamente expressaria a situação que ele viveu) e acaba a música falando sobre estar ansioso pela volta de Jesus e sua morada no céu com os outros salvos.

Tem um termo na Bíblia que me faz associar muito a essa letra do Spafford que é "Alegria completa" (traduzia também como "gozo completo" ou "gozo pleno"). Essa expressão é atribuída a Jesus algumas vezes (João 15:11, João 16:24, João 17:13) e também é usada por João na sua primeira epístola (1 João 1:4). Esse termo me faz lembrar da música pela mensagem que ele passa e também pelo contexto em que geralmente está inserido.

Nas vezes que aparece nos capítulos 15 e 16 do evangelho escrito por João, esse termo está dentro de uma fala de Jesus aos seus discípulos explicando um pouco melhor a relação entre eles. Em Jo 15:11, Jesus tinha acabado de usar a analogia de uma árvore (videira) dizendo que Ele é esta árvore e que os que acreditam nEle são os ramos dela, e, depois de contar essa parábola, ele diz que está fazendo isso para que a alegria dos ouvintes seja completa. No capítulo 16, no v. 24, Ele está falando sobre a vinda do Espírito Santo (que é a forma como o próprio Deus habita no cristão), que faria estes pedirem as coisas a Deus em nome de Jesus e as receberem também para que tenham a alegria completa (isso de pedir "em nome de Jesus" merece um texto à parte, mas por enquanto quero só deixar claro que essa não é uma frase mágica, que realiza todos os pedidos que são feitos seguidos de um "em nome de Jesus, amém")¹.

Já em Jo 17:24 Jesus está orando, falando com o próprio Deus sobre os discípulos que Ele havia feito enquanto viveu na terra. Agora, Ele diz que falava a eles que ia "para junto de Deus" para que assim eles tivessem "gozo completo em si mesmos".

Por fim, a última referência, 1 João 1:4, é parte da introdução da primeira epístola (uma espécie de carta) escrita por João. Depois de falar nos versículos anteriores que havia convivido, visto, ouvido e tocado no próprio Cristo, João diz que estava escrevendo aquela carta para que a alegria deles fosse completa.

Pensando nessa leitura rápida desses 4 textos, você percebe o motivo de eu fazer a relação da expressão "alegria completa" com a letra escrita pelo Horatio? Em nenhum destes textos, está sendo falado sobre realizações materiais, profissionais, ou coisas assim... Nenhum do texto fala de "realizações terrenas"!

O texto de João 16:24, por exemplo, fala sobre o cristão fazer pedidos a Deus, mas, como eu disse, são pedidos feitos "em nome de Jesus", é como se na sua oração você estivesse fazendo, no lugar de Jesus, os pedidos que Ele mesmo faria (e pelo que Ele viveu e ensinou, duvido muito que as "realizações terrenas" fossem a motivação dos seus pedidos e da sua alegria).

Todos os textos, na verdade, mostram a felicidade completa tendo como origem o que a gente poderia chamar de "realizações eternas"! Jo 15:11, fala sobre o cristão estar "em Cristo", Jo 16:24 diz sobre fazer pedidos "em nome de Jesus", Jo 17:24 é sobre a gente saber que Jesus ia pra perto de Deus e 1 Jo 1:4 fala que Jesus foi um verdadeiro homem e viveu aqui na terra (isso é o que possibilita a nossa salvação por meio da morte dEle).

Percebe que o "gozo completo" independe da situação que a pessoa vive mas apenas da compreensão que ela tem da sua relação com Deus e do amor dEle por ela? Se você entende qual o real sentido do Evangelho, mesmo que experimente "paz doce" ou "a dor mais forte", você vai poder falar que é "feliz com Jesus", pois vai saber que ter uma boa relação com Deus é tudo o que precisa! Ainda que passe por dificuldades extremas aqui na terra, a certeza da vida eterna de alegria e paz com Deus no céu, te faz se alegrar e sentir uma paz que enche o coração!

Talvez você se pergunte: "se a relação plena com Deus é tudo o que precisamos, o que Jesus tem a ver com isso?" E a resposta é: a encarnação, morte e ressurreição de Jesus é a única forma de termos uma boa relação com Deus! Pois foi por meio da obra de Jesus Cristo, pela Sua morte na cruz, que recebemos o poder de sermos filhos de Deus!

Se você, mesmo já conhecendo a mensagem do Evangelho, ainda não consegue ter a alegria completa, ore a Deus sobre isso, peça que Ele te faça perceber que conhecer a Cristo é a única fonte da alegria completa! E procure orientações sobre isso!

Referências

¹ - Para uma explicação mais completa sobre o termo "em nome de Jesus", recomendo esse vídeo que me ajudou a entender um pouco melhor: https://www.youtube.com/watch?v=ZwJE1NtKrmQ

Por Arlan Dantas

Gostou? Compartilhe!

Carregando comentários...
Fale conosco. Feito com ♥ por Arlan Dantas. Hospedado pela InfoPrime.