Sendo exaltado e resistindo ao diabo

Uma análise rápida sobre Tiago 4:7-10

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Tiago 4:7-10

Esse capítulo da epístola de Tiago começa falando sobre os conflitos dentro da igreja (v. 1), passa pelo apontamento de Tiago que esses conflitos são por causa da busca por interesses individuais (vv. 2,3) e caminha pelo diferenciamento entre "amizade com o mundo" e "amizade com Deus", fazendo a oposição entre elas (vv. 4-6). Por fim, chegamos ao trecho que vamos conversar hoje. O v. 7 é bem sintético e vamos trabalhar com ele por último.

Iniciando pelo v. 8, temos a orientação de Tiago para que a gente se "achegue a Deus". Mas temos uma dificuldade aqui, pois, como Paulo diz, citando o Antigo Testamento: "não há [...] ninguém que busque a Deus" (Rm 3:11) e a explicação é simples e também dada pelo próprio Paulo nesse mesmo capítulo: "[...] pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus [...]" (Rm 3:23), ou seja, os nossos pecados nos afastam de Deus, nos impedem de alcançá-Lo, e, mais que isso, os nossos pecados provocam a ira de Deus (Jo 3:36)!

Além disso, nosso pecado nos faz devedores, Paulo diz que ele nos dá um salário: "[...] o salário do pecado é a morte [...]" (Rm 6:23). João, por sua vez, explica que podemos ser perdoados desse preço: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 Jo 1:9). Esse perdão e purificação operados por Deus em nós que João descreve, é o que nos faz capazes de "chegar-se a Deus" e também faz verdade a continuação do versículo de Tiago que diz que Ele se chegará a nós (Tg 4:8).

A continuação do v. 8 complementa esse raciocínio, pois Tiago orienta os pecadores a limpar as mãos e os de "mente dividida" limpar o coração. O que Tiago está dizendo com "pecadores limpar as mãos" é que as pessoas que têm atitudes pecaminosas devem mudá-las (naquela época, comer sem lavar as mãos era pecado), ele está falando de mudanças externas, mudanças de atitudes. Já o "limpar o coração", fala sobre a mudança interna para as pessoas "de mente dividida", isso seria próximo ao que Jesus falou: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro [...]" (Mt 6:24). E o que Tiago está falando é que a gente tire todas as impurezas do nosso coração para que ele esteja direcionado apenas a Deus.

O v. 9 fala sobre a compreensão desse raciocínio que a gente desenvolveu até aqui sobre o pecado. Os nossos pecados são a fonte da nossa alegria enquanto humano caído, eles quem satisfazem nossos desejos carnais, porém nos afastam de Deus. Quando a gente tem o interesse de se achegar ao nosso Criador e percebemos como essas alegrias são 'prejudiciais', o v. 9 logo se concretiza em nossa vida, pois "sentimos nossas misérias", percebemos como somos falhos, por isso choramos e o nosso riso se converte em choro e nossa alegria em tristeza. O que era a nossa alegria, o pecado, agora nos traz vergonha e tristeza.

O texto acaba no v. 10 com Tiago dizendo que se a gente se humilhar diante de Deus, Ele vai nos exaltar, se a gente reconhecer isso tudo que comentamos aqui, nossa pecaminosidade e tudo o mais, Deus vai nos exaltar.

Essa palavra "exaltar" me deixa receoso, principalmente por saber a forma como ela é aplicada por várias igrejas hoje em dia, que falam sobre Deus nos dar uma "posição de destaque" na sociedade e coisas desse tipo, o que não vejo como uma visão muito coerente com os ensinamentos bíblicos de considerarmos os outros maiores que nós mesmos.

E foi por isso que deixei o v.7 para a gente falar por último, pois vejo ele como análogo ao v. 10. Ambos iniciam falando sobre a nossa relação de sujeição a Deus e humilhação diante dEle, que creio nos orientar à mesma coisa: perceber-se como pequenos, dependentes e submissos a Ele. Creio também que a segunda parte dos versículos sejam análogas, visto que no v. 10 Tiago fala sobre a gente ser exaltado e no v. 7 nos orienta a resistir ao diabo e que este fugirá de nós, o que vejo como uma forma de exaltação sim, já que jamais conseguiremos resistir ao diabo por nossas próprias forças, mas apenas pela operação do Espírito Santo, uma operação do próprio Deus, em nós, assim como a exaltação no v. 10.

Por Arlan Dantas

Gostou? Compartilhe!

Carregando comentários...
Fale conosco. Feito com ♥ por Arlan Dantas. Hospedado pela InfoPrime.