Seu pecador imundo!

"Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só." Rm 3:12

Por Arlan Dantas
Categoria: Reflexões

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por que todos pecaram.

Romanos 5:12 [ARA]

No Gênesis, durante a narração da criação, ficamos sabendo que Deus criou Adão como sua representação fiel, à sua imagem e semelhança, ou seja, puro, sem maldade (Gn 1:27). Depois deu a ele o mandamento de que não comesse o fruto da árvore do conhecimento (Gn 2:17), alegando-o que quando isso acontecesse, certamente, o homem morreria.

Assim como Deus falou, aconteceu. Quando Adão desobedeceu à ordem de Deus de que não comesse da árvore do conhecimento (Gn 3:6), ele estava ali praticando o primeiro pecado da humanidade e contraindo para os seres humanos a morte. É disso que Paulo trata no versículo 12 do capítulo 5 de Romanos.

Quando Deus falou que Adão "certamente morreria" ao comer o fruto, Ele não estava falando que Adão iria dar uma mordida no fruto e logo após cair morto, mas sim que a partir daquele momento Adão estaria suscetível à morte da sua alma (Mt 10:28), o que não acontecia anteriormente.

Como vimos, Adão foi criado à imagem de Deus, porém o pecado foi um ato de rebeldia, que se opõe ao mandamento de Deus, se opõe ao que é bom (Deus), portanto, é algo mal. Essa maldade agora presente em Adão o diferenciou da imagem de Deus, Adão se corrompeu. Com isso, as criaturas provenientes de Adão, os seus frutos, seus filhos, também deixaram de ser imagem e semelhança de Deus, visto que eram provenientes de algo corrompido. Os filhos de Adão não nasciam à semelhança de Deus, mas sim de Adão, como pode ser visto em Gênesis 5:3 "Adão viveu cento e trina anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem [...]".

Visto que Adão foi o primeiro homem, que todos os seus filhos foram feitos à sua semelhança, corrompidos, e que toda a humanidade procede de tais. Podemos dizer que, por consequência, todos os homens são corrompidos, pecadores e suscetíveis à morte. Como é dito no livro de Jó, "Quem tirará do impuro o puro? Ninguém." (Jó 14:4).

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Romanos 3:23 [ACF]

Mas será que nós, pelas nossas próprias forças, podemos fazer algo para mudar essa situação? Será que podemos mudar o nosso estado? Não. Simples assim.

Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês estão acostumados a fazer o mal.

Jeremias 13:23 [NVI]¹

Nós, por nossas próprias forças, não podemos fazer nada de bom, muito menos mudar a nossa condição de pecador. A nossa carne só produz o que não presta (Gl 5:19-21), como o próprio Jesus diz em João 6:63: "[...] a carne não produz nada que se aproveite. [...]".

a carne não produz nada que se aproveite
João 6:63

Até aqui, percebemos que, por meio de Adão, os homens perderam o acesso à vida eterna, mas se observarmos o contexto do versículo que citei em João 6, voltarmos alguns versículos, veremos que Jesus dá uma "saída" pra isso, um "novo acesso" à vida eterna.

Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.

João 6:47 [ACF]

E essa é a única forma de termos a vida eterna, reconhecermos que somos pecadores imundos e que apenas por meio de Jesus Cristo e do seu sangue derramado na cruz que somos libertos dos nossos pecados, é isso que ele diz com "crer em mim", foi isso que o profeta Isaías falou no capítulo 53 do seu livro.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviara pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.

Isaías 53:6 [ACF]

Esta profecia de Isaías é citada por Pedro em uma de suas epístolas e pode nos ajudar também a compreender um pouco mais.

Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.

1 Pedro 2:24-25 [ACF]

A partir do momento em que passamos a perceber e acreditar que os nossos pecados foram pagos pela morte de Cristo na cruz, a situação já passa a mudar, pois quando passamos a confiar em Cristo, o Espírito Santo nos sela e passa a habitar em nós, ele passa a ser a garantia da nossa salvação.

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.

Efésios 1:13-14 [ACF]

Quando o Espírito Santo passa a habitar em nós, Ele produz em nós frutos, que são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança (Gálatas 5:22). Ou seja, quando reconhecemos os nossos pecados e que Cristo morreu para nos limpar deles, nós passamos a fazer coisas boas, não por que somos capazes, mas sim pelo Espírito Santo que passa a habitar em nós.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Romanos 8:1

Pois bem, sei que o assunto poderia muito bem se desenvolver muito mais, mas creio que o que tinha em mente para passar-vos já foi dito até aqui, se possível, continuarei a discorrer sobre esse assunto em outra oportunidade.

Apenas tinha como intuito de compartilhar com vocês esta visão sobre a nossa condição, o quanto somos sujos, impuros e incapazes de fazermos algo que seja realmente bom. Mas mostrar também que existe sim uma solução para isso tudo, existe sim um meio de sairmos de toda essa podridão, e o nome dessa saída é Jesus Cristo e o Seu Santo Espírito habitando em nós.

Observações

¹ Foi constatado que esse versículo apresenta uma grande distinção de tradução entre a NVI e as demais traduções, mas depois de pesquisarmos, percebemos que essa foi a tradução que mais se aproximou à ideia original.

 

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.