Mude suas prioridades!

Falamos tanto que não pertencemos a este mundo, mas por que vivemos como as pessoas que são dele?

Por Arlan Dantas
Categoria: Reflexões

Com o passar do tempo, essas frases já se tornaram grandes clichês e todos sabemos que na sociedade em que vivemos hoje "ter é mais importante que ser" ou "você é o que você tem". Não deveria acontecer, mas, infelizmente, temos muitos cristãos ao nosso redor que se deixam influenciar por essa ideologia e acabam doando a sua vida completamente à busca desenfreada por bens materiais ou "pelas coisas deste mundo", que vão desde objetos físicos, riquezas, ao conhecimento enciclopédico. Sobre o conhecimento enciclopédico, a questão a qual me refiro não é que não se deve estudar, mas sim que o estudo sobre as coisas aqui da terra não devem ser a sua prioridade.

Nós temos pleno conhecimento de que, além de existirem algumas exceções, o que move o mundo nos dias atuais é o dinheiro e, por consequência, a busca por uma carreira de sucesso. Sabemos que o projeto de vida perfeita nos dias de hoje é que você conclua o colegial, depois entre em uma faculdade e, se não conseguir um emprego ainda durante os estudos, saia da faculdade e logo vá à procurar de uma empresa para colocar em prática os conhecimentos obtidos ali e quando já estiver na empresa, procure estar sempre se qualificando com especializações, mestrados e doutorados.

Isso aí nós já temos total conhecimento, mas e quanto a nós cristãos!? Qual deveria ser o "projeto de vida perfeita" pra nós!? Assim como as frases que citei no início e resumem o mundo hoje, temos algumas que são bem populares no meio cristão: "Não ajunte tesouros na terra, mas ajunte tesouros no céu!", "Pois onde estiver o vosso tesouro aí estará também o vosso coração", "Buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas" e "Não se preocupe com o dia de amanhã, basta a cada dia o seu mal" (essas frases não são os versículos originais, apenas representam o que é falado nos dias de hoje se referindo aos versículos de Mateus 6). Não precisa ser um expert em análise bíblica para perceber que essas frases são completamente contrárias à ideia que descrevi nos parágrafos anteriores e prega o materialismo.

É uma coisa até simples de entender mas muito complexa de ser colocada em prática, estar cercado por esta ideia de busca por bens e conhecimento técnico mas procurar se abster, colocá-las em segundo plano e se ligar completamente a Deus e aos céus não é nada fácil. Porém, temos que ter em mente que em nenhum momento Jesus falou: "Pessoal, quem tiver precisando de uma vida fácil e sem conflitos, é só me seguir aqui!", pelo contrário, em um certo momento Jesus chamou a multidão que o seguia e disse: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz e siga-me" (Mc 8:34).

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus

Romanos 12:2 [ACF]

O que seria "ser conformado com o mundo"? É justamente seguir à sua ideia, seguir os seus padrões, àquilo que tem sido colocado como "moda". A "renovação do entendimento" seria justamente perceber e estar ciente das ideias do mundo e abster-se delas. Voltando para o versículo anterior a este, teremos o resumo e conclusão de tudo o que foi falado aqui.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Romanos 12:1 [ACF]

Além de sabermos como tem funcionado o mundo em que vivemos atualmente, devemos ter em mente que:

Resumindo, a forma de vida que a Bíblia nos orienta a ter é totalmente contrária ao estilo de vida que o mundo nos mostra a seguir, o nosso principal objetivo deve ser a nossa salvação e daqueles que estão ao nosso alcance, não a obtenção de bens. Enquanto este mundo, as suas riquezas e suas vantagens estiverem sendo a nossa prioridade de vida, não estaremos vivendo conforme a orientação que recebemos da palavra de Deus.

O que estou dizendo aqui é que devemos largar o nosso emprego, os nossos estudos e dedicar toda a nossa vida ao serviço a Cristo!? Não necessariamente, além disso ser a forma de vida de algumas pessoas e ser possível a outras fazerem isso. Mas o que estou dizendo é de colocarmos Deus, colocarmos Cristo como sendo o principal motivo da nossa vida. Para muitos isso seria uma mudança drástica de atitude e de vida, e é isso mesmo que deve acontecer, devemos mudar a nossa essência para que Cristo seja o primeiro lugar em nossas vidas. E, para finalizar e responder a discursos como: "Ah, mas se eu largar meu emprego, minha família vai ficar sem renda, como vou me sustentar!?":

Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
(Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Mateus 6:25-34

 

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.