Vocês ainda não entendem?

Vivemos em meio a tantos acontecimentos, tantos testemunhos do cuidado divino e mesmo assim ainda não entendemos isso?

Por Arlan Dantas
Categoria: Reflexões

A narrativa que teremos como base hoje trata-se de uma conversa que Jesus teve com seus discípulos enquanto atravessava um lago em direção a Betsaida. No início do capítulo temos a narrativa de uma multiplicação de pães e peixes feita por Jesus após perceber que a multidão que o seguia (4 mil pessoas) não tinha o que comer, logo depois, encontramos a narrativa do encontro de Jesus com alguns fariseus que pedem a ele um "sinal do céu" e a recusa por parte de Jesus. Posterior a essa narrativa, encontramos o relato que teremos como base da nossa reflexão hoje:

E, deixando-os, tornou a entrar no barco, e foi para o outro lado. E eles se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um pão.
E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.
E arrazoavam entre si, dizendo: É porque não temos pão.
E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? Não considerastes, nem compreendestes ainda? Tendes ainda o vosso coração endurecido?
Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? E não vos lembrais, quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes?
Disseram-lhe: Doze.
E, quando parti os sete entre os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes?
E disseram-lhe: Sete.
E ele lhes disse: Como não entendeis ainda?

Marcos 8:13-21 [ACF]

Como já expliquei há pouco, os discípulos haviam acabado de presenciar Jesus multiplicar 7 pães e alguns pequenos peixes para 4 mil pessoas que o seguiam há 3 dias. Agora estes discípulos estavam dentro de um barco com Cristo, atravessando um lago e Cristo faz um comentário daqueles bem legais que ele sempre faz: "Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.", ouvindo isso, os discípulos têm uma reação que não tem nada a ver com o que Jesus queria passar, trazendo para a nossa linguagem, seria como se eles falasse: "Vixe, é mesmo, esquecemos de pegar pão! Agora o cara tá reclamando ali".

Jesus, vendo que eles arrazoavam, ou discutiam, sobre isso, faz-lhes uma sequência de perguntas: "Para que arrazoais, que não tendes pão? Não considerastes, nem compreendestes ainda? Tendes ainda o vosso coração endurecido? Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis?", ao meu ver, temos uma representação aqui de uma rápida indignação de Jesus, como é que aquele homens convivem com ele há tanto tempo e, mesmo assim, não entendem o que Ele quer passá-los?

Continuando ainda com a sequência de perguntas, Jesus vem com duas outras mais práticas e que ajudam os discípulos a responderem as perguntas que já haviam sido feitas: "E não vos lembrais, quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Disseram-lhe: Doze. E, quando parti os sete entre os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? E disseram-lhe: Sete.", concluindo esse assunto, Jesus vem com a pergunta que usei como título desse texto: "Vocês ainda não entendem?", ou, como está na tradução da ACF, "Como não entendeis ainda?".

Muitas vezes nos vemos em uma situação como a dos discípulos nessa narrativa, já presenciamos em diversos momentos o cuidado de Deus conosco, já foi-nos perceptível por mais de uma vez que Deus está ao nosso lado e não nos desampara, mas quando surge um problema, por menor que seja, já ficamos aflitos, já começamos a nos desesperar.

Jesus se encontrava em um barco com outras 12 pessoas e tinha apenas um pão, isso foi motivo para a aflição daqueles discípulos. Eles, porém, esqueceram que pouco tempo antes, eles se encontravam com 7 pães e na companhia de 4 mil pessoas e isso não foi problema para Cristo.

Quantas vezes ficamos desesperados por pequenos problemas que surgem em nossas vidas e esquecemos que em tudo o que já passamos até aqui o Senhor tem nos sustentado!? Pare um pouco e olhe para trás e você verá que Deus sabe sim o que é o melhor para você, Ele sabe exatamente o que você precisa!

O maior problema que tínhamos de enfrentar era o nosso pecado, mas esse já foi resolvido há 2000 anos atrás, quando Cristo morreu na cruz em nosso lugar! Jesus, e todo o restante da bíblia, nos orienta a colocar toda a nossa ansiedade em Deus e confiar nEle, na sua soberania! Por que ainda nos preocupamos tanto?

"Vocês ainda não entendem?"

 

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.