E a lei, o que é?

Este é um termo bastante utilizado ao longo da bíblia, mas ao quê ele se refere?

Por Arlan Dantas
Categoria: Devocionais

No ultimo texto que publiquei aqui (leia-o clicando aqui), introduzi o assunto que será tema de mais alguns textos posteriores: a graça. Para que possamos progredir nesse assunto de uma forma organizada, temos outro termo que a sua compreensão também é de grande valia nesse processo: a lei de Moisés, que é também chamada, de forma resumida, de "a lei".

Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

Romanos 2:13

De forma resumida, a lei são os mandamentos que Deus havia feito ao povo judeu ao longo de todo o antigo testamento, mas, principalmente, durante o período descrito no pentateuco, que é composto pelos cinco primeiros livros da bíblia e narra o período entre a criação do mundo e os primeiros anos do povo judeu.

Esses mandamentos têm como intuito expressar aos homens o caráter santo e moral de Deus e mostrá-los qual o ideal de conduta que Deus espera de nós.

E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.

Romanos 7:12

Ao longo do Novo Testamento é levantada e resolvida a problemática que, aparentemente, existe entre a obediência a essa lei ordenada por Deus por meio dos patriarcas do povo de Israel e dos profetas e o meio de salvação apresentado por Cristo e seus discípulos, pois os judeus achavam que para alcançarem a salvação, deveriam obedecer todos os mandamentos que haviam sido feitos pelos seu antepassado, enquanto os discípulos de Cristo diziam que a salvação vinha apenas da fé no perdão dos pecados por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Porém este tema nós explanaremos minunciosamente no próximo texto.

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.

Lucas 24:44

O texto ficou bastante curto, mas creio que o meu objetivo aqui foi alcançado: passar qual o significado desse termo utilizado em várias passagens do Novo Testamento que, em boa parte das vezes que ele é utilizado, refere-se aos mandamentos que foram dado ao povo de Israel durante o período do Antigo Testamento e que têm como objetivo mostrar o ideal de conduta que Deus espera por parte dos seres humanos.

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.