Feliz dia das Crianças com Jesus!

Uma reflexão para os pais baseada em Mateus 19:14

Por Flávia Lima
Categoria: Reflexões

Quem aqui gosta de feriados levanta a mão? E quando esse feriado é em plena sexta-feira? Maravilhoso não é mesmo? Pois é, hoje, dia 12 de outubro é feriado nacional. Uhuuuu. Mas, o que se comemora hoje? Bem, a tradição católica presta homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Mas, hoje também se comemora o dia das crianças.

Uma casa com criança nunca passa desapercebida pela vizinhança, além de muita alegria, elas nos ensinam grandes lições como enxergar o próximo sem as lentes do preconceito, serem puras no agir e falar, além de perdoarem facilmente umas às outras. Sim, que grandes aprendizados podemos nós pais e adultos tirarmos do convívio com os pequeninos!

Hoje, infelizmente, muitos pais têm uma rotina de trabalho tão desgastante que mal sobra tempo para seus filhos e, no tempo “livre” eles querem o merecido repouso. Em um feriado como o dia das crianças, elas geralmente ganham a atenção dos pais por meio de algum passeio ou presente, mas e nos outros dias do ano? Papais, vamos conversar a respeito disso?

A escritora cristã Ellen White no livro Conselho aos Professores, Pais e Estudantes¹, página 107, diz: “Sobre todos os pais repousa o dever de proporcionar instrução física, mental e espiritual. Deve ser o objetivo de cada pai alcançar para seu filho um caráter bem equilibrado, simétrico. Tal é uma obra de não pequena grandeza e importância, e que requer ardoroso pensamento e oração, não menos que esforço paciente e perseverante. Deve-se pôr um fundamento correto, erigir uma armação forte e firme, prosseguindo então, dia após dia, na obra de edificar, polir, aperfeiçoar”. Mas, como fazer isso? Deixemos que a Bíblia nos revele.

Leia Mateus 19:13-15. Aqui, podemos tirar importantes lições aplicáveis para nossos dias. A primeira lição que pode ser retirada da passagem é que os pais queriam que o Mestre orasse por seus filhos e por isso os levaram até Jesus. Provérbios 22:6 continua muito atual. Pais, recorram a Jesus na criação de seus filhos, orem juntos e os abençoem! Neste mundo tão pecaminoso, nossas crianças devem ser consagradas a Deus, Ele é o criador e saberá cuidar de cada família que Ele mesmo estabeleceu (Gênesis 2:24)!

Mas você pode estar se perguntando: Por que os discípulos não deixaram as crianças chegarem até Cristo? Bem, eles julgavam que Jesus estava muito ocupado ensinando a multidão para ser interrompido e abençoar crianças. Aqui está a segunda lição: Cristo parou o que estava fazendo e deu atenção aos pequeninos. Pais (e adultos de um modo geral) nunca priorizem o trabalho em detrimento de sua família! Veja o que diz o Salmo 127:3.

A terceira lição que quero destacar é a fala do Mestre. Comentando sobre esse episódio, Ellen White no primeiro parágrafo do capítulo 56 do livro O Desejado De Todas As Nações² fala que “Jesus sempre gostou de crianças. Aceitava-lhes a infantil simpatia, e seu amor franco, sem afetação. O grato louvor de seus lábios puros era qual música aos Seus ouvidos, e refrigerava-Lhe o espírito quando opresso pelo contato com homens astutos e hipócritas. Aonde quer que fosse o Salvador, a benevolência de Seu semblante, Sua maneira suave e bondosa conquistavam a confiança dos pequeninos”

Agora vamos analisar melhor o verso 14. O que Jesus quis dizer com “porque dos tais é o reino dos céus”?  1° Jesus sabia que as crianças seriam mais receptivas à mensagem do Evangelho do que os adultos. Elas não tinham sido ensinadas segundo as tradições rabínicas (por vezes distorcidas), mas receberam a pureza do Evangelho dos lábios do próprio Deus.

2° Testemunhariam de Seu amor a outros por entenderem Sua mensagem. Jesus falava de modo compreensível e sabia que os frutos floresceriam no tempo certo, mesmo que aos olhos humanos demorasse um pouco.

Pais, neste dia das crianças eu convido vocês a seguirem o modelo de Jesus. Independente da religião mostrem aos seus filhos o Melhor Amigo que eles podem ter e, sejam vocês o Melhor Presente que eles possam ganhar. Certamente o feriado terá bons momentos e trocas de afeto que ficarão registrados para sempre na memória e no coração.

Referências

¹ https://egwwritings.org/?ref=pt_CP.108.1&para=1946.546

² https://egwwritings.org/?ref=pt_DTN.359.2&para=1813.2259

Textos Bíblicos retirados da Bíblia Almeida Revista e Atualizada

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.