E Se O Pior Acontecer?

 E se os meus desejos mais íntimos nunca forem realizados e meus pesadelos se tornarem realidade?

Texto de Vaneetha Rendall Risner.
Traduzido por Kellvyn Mendes.
Categoria: Devocionais

Encontrei-me com um medo crescente. Não um medo totalmente abrangente, de parar o coração, mas o tipo que fica corroendo constantemente, que ocorre quando você olha para as desencorajadoras tendências do presente e assume que as coisas nunca vão mudar. Quando você pensa sobre o futuro e pergunta, "E se o pior acontecer?"

E se.

Eu passei a vida inteira considerando os "e se". Estas perguntas têm uma maneira de me perturbar, destruindo a minha paz, deixando-me insegura.

Pessoas na Bíblia também estiveram inquietas sobre os "e se". Quando foi dito para conduzir os israelitas, Moisés perguntou a Deus: "E se eles não acreditarem em mim?" O servo de Abraão perguntou sobre a futura esposa de Isaque, "E se a jovem se recusar a vir comigo?" Os irmãos de José perguntaram: "E se José guarda rancor contra nós?" Todos eles se perguntaram o que aconteceria se as circunstâncias dessem errado. Assim como nós fazemos.

Todos nós enfrentamos uma gama impressionante de "e se". Alguns são questões de menos importância, enquanto outros têm repercussões que podem alterar nossas vidas. E se o meu filho morrer? E se eu tiver câncer? E se minha esposa me deixar?

A incômoda verdade é: qualquer uma dessas coisas pode acontecer. Ninguém está isento da tragédia ou da dor. Não há garantias de uma vida fácil. Para nenhum de nós. Nunca 

Eu estava considerando esta dura realidade há alguns meses. Ao longo de vários dias, eu havia trazido inúmeros desejos e pedidos diante do Senhor. Eu queria que eles fossem realizados. Mas a pergunta impensável me assombrava: E se os meus desejos mais íntimos nunca forem realizados e meus pesadelos se tornarem realidade?

 

Deus É Suficiente?

Enquanto eu estava sentada, debruçada sobre minha Bíblia, lembrei-me das perguntas que havia lutado por décadas. "Deus é suficiente? Se os meus medos mais profundos se realizarem, ele ainda será suficiente?" Cada vez que essas perguntas vinham no passado, eu as empurrava para fora da minha mente. Mas desta vez, eu sabia que precisava enfrentá-las.

Eu me perguntava: Se minha saúde começar a piorar e eu acabar em um hospital, Deus será suficiente? Se meus filhos se rebelarem e nunca andarem no caminho do Senhor, Deus será suficiente? Se eu nunca me casar novamente e nunca me sentir amada por um homem novamente, Deus será suficiente? Se meu ministério não florescer e eu nunca ver seus frutos, Deus será suficiente? Se o meu sofrimento continuar e eu nunca ver um propósito neles, Deus será suficiente? Quem dera eu pudesse ter dito automaticamente: "Sim, é claro, Deus será suficiente." Mas eu relutei. Eu não queria desistir dos meus sonhos, abrir mão das coisas que eram preciosas para mim, abandonar o que eu sentia ser meu direito.

Eu refleti no meu contrato não escrito, unilateral com Deus, onde eu prometo fazer a minha parte se ele cumprir os meus anseios. Eu relutantemente admiti que parte do meu desejo de ser fiel estava enraizado na minha expectativa de um retorno. Deus não me devia alguma coisa?

Relutantemente, eu abri as minhas mãos, com todos os meus sonhos, e entreguei a ele. Eu não queria amar a Deus pelo que ele poderia fazer por mim. Eu queria amar a Deus por quem ele é. Adorá-lo por que ele é digno.

A presença de Deus tomou conta de mim enquanto eu abandonava as minhas expectativas. Ele lembrou-me que eu tenho algo muito melhor do que uma garantia de que o meu temido "e se" não vai acontecer. Eu tenho a certeza de que mesmo se ele acontecer, ele vai estar lá no meio deles. Ele vai me sustentar. Ele vai me confortar. Ele vai cuidar de mim com ternura. Deus não nos promete uma vida livre de problemas. Mas ele promete que vai estar lá no meio de nossas dores.

 

Mesmo Se

Na Bíblia, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não tinham garantia de libertação. Pouco antes de Nabucodonosor colocá-los na fornalha, eles ofereceram algumas das palavras mais corajosas que já foram faladas. "Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo. . . Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses. . . (Daniel 3:17-18).

Mesmo Se.

Mesmo se o pior acontecer, a graça de Deus é suficiente. Esses três jovens enfrentaram o fogo sem medo porque sabiam que, independentemente do resultado, ele seria no fim para o seu bem e para a glória de Deus. Eles não perguntaram "e se" o pior acontecer. Eles estavam satisfeitos sabendo que "mesmo se" o pior acontecer, Deus iria cuidar deles.

Mesmo se.

Essas duas simples palavras tiraram o medo da vida. Substituir "e se" por "mesmo se" é uma das trocas mais libertadoras que podemos fazer. Nós trocamos nossos medos irracionais em um futuro incerto, pela a garantia do amor de um Deus imutável. Vemos que, mesmo se o pior acontecer, Deus vai cuidar de nós. Ele continuará sendo bom. E ele nunca nos deixará.

Habacuque simboliza essa troca de uma forma linda. Embora ele tivesse suplicado a Deus para salvar o seu povo, ele fecha o seu livro com este excelente "mesmo se". . .

Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras;
       mesmo falhando a safra de azeitonas,
       não havendo produção de alimento nas lavouras,
       nem ovelhas no curral
       nem bois nos estábulo—

Ainda assim,

Eu exultarei no Senhor,
       e me alegrarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3:17-18)


Amém. 

 

Referências

Por: Vaneetha Rendall Risner. ©2017 Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org 

Original: http://www.desiringgod.org/articles/what-if-the-worst-happens

 é uma escrita freelance e uma contribuidora frequente no Desiring God. Ela escreve no blog  danceintherain.com, embora ela não goste de chuva e não tenha nenhum senso de ritmo. Vaneetha é casada com Joel e tem duas filhas, Katie and Kristi. Ela e Joel vivem em Raleigh, North Carolina. Vaneetha é a autora do novo livro The Scars That Have Shaped Me: How God Meets Us in Suffering (Tradução Livre: As Cicatrizes que me Formaram: Como Deus nos Encontra no Sofrimento).

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.