Você Pode Mudar

Jesus é a pessoa perfeita, a verdadeira imagem de Deus, a glória do Pai. E a vontade de Deus para a mudança é que nos tornemos semelhantes a Jesus.

Texto de Tim Chester.
Traduzido por Kellvyn Mendes.
Categoria: Devocionais



Este post é uma adaptação de You Can Change: God's Transforming Power for Our Sinful Behavior and Negative Emotions por Tim Chester.

 

O que Você Gostaria de Mudar?

Talvez você optasse por alterar sua aparência, ou encontrar um parceiro, ou ter filhos mais bem comportados. Talvez você está procurando subir mais um passo na carreira, ou talvez apenas entrar em uma. Talvez você gostaria de ser mais confiante e espirituoso, ou talvez menos irritado ou deprimido, ou ser menos controlado por suas emoções.

Todos nós queremos mudar de alguma forma. Algumas dessas mudanças são boas, outros não tão boas assim. Mas o problema com todos elas é que não são ambiciosas o suficiente. Deus nos oferece algo mais—muito, muito mais!

 

Portadores de Imagens Quebradas

No capítulo de abertura da Bíblia lemos, "Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou" (Gênesis 1:27). Nós fomos feitos para ser a imagem de Deus na terra: conhecê-lo, compartilhar seu domínio sobre o mundo, refletir a sua glória.

O problema é que esta é agora uma imagem quebrada, porque a humanidade rejeitou a Deus. Então tentamos viver nossas vidas do nosso jeito, e fazemos uma bagunça. Lutamos para ser a imagem de Deus na terra. Nós não mais refletimos sua glória como deveríamos.  O veredito de Deus sobre a humanidade é: "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23).

Nós falhamos em ser a imagem de Deus que fomos feitos para ser. Não conseguímos ser as pessoas que queremos ser, e muito menos as pessoas que deveríamos ser.

 

O Plano de Deus para a Mudança

Aqui entra Jesus, "a imagem de Deus" (2 Coríntios 4:4):

Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. (Colossenses 1:15) Ele é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata de sua natureza. (Hebreus 1:3) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)

Jesus nos mostra o plano de Deus com relação à mudança. Deus não está interessado em nos tornar religiosos.

Pense em Jesus, que foi odiado por pessoas religiosas. Deus não está interessado em nos tornar espirituais, se por espiritual entendemos independentes. Jesus era Deus se envolvendo conosco. Deus não está interessado em nos tornar pessoas preocupadas consigo mesmas: Jesus era a personificação do doar-se ao próximo. Deus não está interessado em serenidade: Jesus era fervoroso por Deus, irritado com o pecado, chorava pela cidade. A palavra santo significa "separado" ou "consagrado". Para Jesus, santidade significava ser separado, ou ser diferente, dos nossos caminhos pecaminosos. Isso não significa ser separado do mundo, mas ser consagrado a Deus no mundo. Ele era a glória de Deus no mundo e para o mundo.

Jesus é a pessoa perfeita, a verdadeira imagem de Deus, a glória do Pai. E a vontade de Deus para a mudança é que nos tornemos semelhantes a Jesus.

E sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito. Porque os que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, para que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; e aos que justificou, também glorificou. (Romanos 8:28-30)

Sejam imitadores de Deus, como filhos amados. E andai em amor, como Cristo nos amou e se entregou por nós, uma oferta de aroma suave e sacrifício a Deus. (Efésios 5: 1-2; ver também 1 Coríntios 11:1; Filipenses 2: 5; 1 Pedro 2:21)

Aquele que afirma que permanece nele (Deus), deve andar como Jesus andou. (1 João 2:6, NVI; ver também 3:16-17; 4:10-11)

Nos fazer como Jesus era o plano de Deus desde o início.

 

Demais para Nós

Eu gostaria de jogar futebol como David Beckham. Eu poderia assistir vídeos dele em ação. Eu poderia estudar o que ele faz. Eu poderia até convencê-lo a me ensinar. Tudo isso pode me levar a uma pequena melhora nas minhas capacidades, mas não vai me transformar em um grande jogador de futebol.

Eu quero ser como Jesus. Eu posso observá-lo em ação enquanto leio os Evangelhos. Posso estudar a vida que ele viveu e o amor que ele mostrou. Eu poderia tentar imitá-lo. Mas na melhor das hipóteses isso só me levaria a uma pequena melhora, de curta duração, e na verdade, mesmo essa pequena melhora, provavelmente só me faria orgulhoso. Eu preciso de mais do que um exemplo. Preciso de ajuda. Preciso de alguém para me mudar. Tentar imitar a Jesus com minhas próprias forças só faz com que eu me sinta como um fracasso. Eu não consigo ser como ele. Não consigo me igualar. Eu preciso resolver isso. Preciso ser resgatado. Preciso de perdão.

A maravilhosa notícia é que Jesus não é apenas o meu exemplo, mas também o meu Redentor. "Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo!" (2 Coríntios 5:17). Quando você se torna um Cristão, algo incrível acontece: você é uma nova criatura. O poder de Deus que fez o sol e as estrelas é focado como um laser em seu coração. Deus entra no mundo, por assim dizer, e cria mais uma vez. Somos transformados, renascidos, feitos novo.

Na criação, Deus falou uma palavra para a escuridão, e houve luz. Ele falou uma palavra para o caos, e havia beleza. E agora novamente Deus fala uma palavra por meio do evangelho. Ele fala para a escuridão de nossos corações, e há luz. Ele fala para o caos de nossas vidas, e há beleza.

 

Re-Criado à Imagem de Deus

O que significa para nós ser uma nova criatura? Significa que somos re-criados à imagem de Deus. Isso significa que nos foi dado uma nova vida para que possamos crescer como Cristo. E ser como Cristo significa ser como Deus, refletindo a glória de Deus como imagem de Deus.

Revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade. (Efésios 4:24)

Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial (Jesus). (1 Coríntios 15:49)

Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.  (Colossenses 3:9-10)

Jesus veio para nos refazer à imagem de Deus. Jesus tomou o nosso quebrantamento, nosso ódio, e nossa maldição sobre si mesmo na cruz. Ele pegou a pena do nosso pecado e em seu lugar nos deu uma nova vida e um novo amor.

Deus está no negócio da mudança. Ele está interessado em nos fazer como Jesus.
 

Referências

© 2001 – 2016 CROSSWAY. Original: https://www.crossway.org/blog/2016/01/you-can-change/

Tradução: Kellvyn Mendes.

Tim Chester (PhD, University of Wales) é um pastor da Igreja da Grace Church, Boroughbridge, e diretor curricular da Acts 29-Oak Hill Academy, que oferece formação teológica e missionária integrada para líderes de igreja. Ele é co-autor (com Steve Timmis) de Total Church e é o autor de mais de vinte livros, incluindo You Can Change, A Meal with Jesus, and Good News to the Poor.

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.