Por que Doutrina e Devoção Nunca Devem Ser Separadas

Toda doutrina deve ser devocional, e toda devoção deve ser doutrinária. 

Texto de Raymond C. Ortlund.
Traduzido por Kellvyn Mendes.
Categoria: Devocionais

Doutrina + Devoção

A Bíblia chama os homens para liderar em suas igrejas e em suas casas, tanto através da doutrina como da devoção.

O que é "doutrina"? A palavra refere-se simplesmente ao ensino bíblico. Assim, nenhum homem deve temer esta palavra. Você pode analisar o Senhor, pela sua graça. Mas se você resiste a um pensamento teológico, essa própria mentalidade está ensinando alguma coisa, e o que ela está dizendo é realmente uma má doutrina.

O que é "devoção"? Esta palavra refere-se simplesmente ao sentimento sincero. Assim, nenhum homem deve abandonar a devoção. Você pode amar o Senhor, pela sua graça. Mas se você resiste ao sentimento devocional, esse sentimento por si só está cativando o seu coração com uma devoção muito ruim.

Mas se o seu cristianismo é os dois, doutrina e devoção, cabeça e coração, e cada vez mais, à medida que você cresce e amadurece, então você está realmente seguindo ao Senhor.

Aqui é onde a Bíblia nos leva: Toda doutrina deve ser devocional, e toda devoção deve ser doutrinária. Este é o tipo de cristianismo amplo que vemos em toda parte nas Escrituras.

Às vezes os homens vêm de um contexto onde a doutrina era subestimada, e agora eles estão animados sobre aprender e crescer e pensar e compreender. Bom! Mas à medida que você cresce, não perca a devoção. Se você tem doutrina sem devoção, se tornará orgulhoso, rígido, distante e superior. E o time do evangelho vai ficar com pontos atrás por causa de você.

 

Apenas Um ou Outro Não É Suficiente

Às vezes os homens vêm de um contexto onde a devoção era subestimada, e agora eles estão animados por causa da adoração e oração e da partilha e sentimento. Bom! Mas à medida que você cresce, não perca a doutrina. Se você tem uma devoção sem doutrina, se tornará auto-indulgente, ingênuo, vulnerável, e superficial. E o time do evangelho vai ficar com pontos atrás por causa de você.

Mas se você tem doutrina com devoção e devoção com doutrina, os dois, cabeça e coração, se o seu pensamento é sensibilizado com grande amor pelo Senhor e seu amor fortalecido com grandes pensamentos no Senhor, você vai se tornar um homem coerente, equilibrado, sábio, formidável, agradável, cuja influência é a influência do próprio Jesus. E sua vida será um gol para o time.

Que ênfase você precisa dar ao seu cristianismo agora? Você está crescendo profundamente na doutrina e conhecimento e discernimento e compreensão? Que livros significantes você leu em 2016? Não os que você apenas olhou, mas leu. De capa a capa. E você está crescendo mais profundamente em devoção e entusiasmo e paixão e energia? Que lágrimas você derramou em 2016, lágrimas de alegria, de saudade, de arrependimento, de adoração? Não apenas uma pontada de sentimento, mas um arrebatamento pela glória do Senhor. Um derretimento pessoal.

A Bíblia é o principal mecanismo de Deus para que aprofundemos, cada um de nós, todos os dias, tanto em doutrina e devoção.

Referências

© 2001 – 2016 CROSSWAY

Original: https://www.crossway.org/blog/2015/11/why-doctrine-and-devotion-must-never-be-separated/

Raymond C. Ortlund Jr. é o pastor principal da Immanuel Church em Nashville, Tennessee, e um contribuinte para a ESV Men’s Devotional Bible.

Fale conosco. Hospedado pela Brasil Hospeda.